História

A fundação do Sindibento está relacionada à necessidade do segmento de transporte ter maior representatividade junto aos demais setores econômicos de sua região. Nos anos 80 do século passado, a indústria moveleira de Bento Gonçalves expandiu suas atividades, passando a demandar transporte porta a porta para todo o Brasil.

O Sindibento expressou a busca dos transportadores da região por uma representação local, sendo que sua abrangência territorial resultou de um desmembramento do Setcergs, com sede em Porto Alegre, que até então, era o Sindicato com abrangência estadual.

Uma reunião da Associação Nacional de Transporte de Cargas (NTC), ocorrida em Curitiba, confirmou a cessão de base territorial para a fundação do Siindibento. Em 18 de setembro de 1985, o presidente da entidade, Paulo Caleffi, recebeu a Carta Sindical das mãos de Almir Pazzianotto, Ministro dos Transportes. Com o passar dos anos, na gestão do presidente Atílio Bergamini Neto, o Setcergs solicitou que outras cidades da região passassem a fazer parte da base territorial do Sindibento. Aprovada de forma unânime, a base territorial atual foi ratificada pelo presidente Clacir Rasador.

Visão

Ser reconhecida como uma entidade sindical que valorize e fortaleça o setor de transportes, comprometendo-se com o desenvolvimento de informações, que capacite o gestor de transportes e seus associados, buscando a sustentabilidade e continuidade.

Missão

Representar e valorizar o empreendedor do transporte, promovendo o desenvolvimento, liderando ações institucionais em parceria com a sociedade, buscando assim a valorização e a qualificação do setor de transporte rodoviário de cargas.

Negócio

Representante e capacitador do Setor de Transporte Rodoviário de Cargas.

Princípios

Atribuições

Representar e defender perante as autoridades administrativas, legislativas e judiciárias os interesses gerais da sua categoria econômica e os interesses individuais de seus associados.

Celebrar convenções e acordos coletivos de trabalho.

Colaborar com o Estado, como órgão técnico e consultivo, no estudo e solução dos problemas que se relacionem com sua categoria.

Base Territorial

Barracão
Bento Gonçalves
Boa Vista do Sul
Carlos Barbosa
Coronel Pilar

Cotiporã
Fagundes Varela
Garibaldi
Monte Belo do Sul
Nova Prata

Salvador do Sul
Santa Teresa
São Vendelino
Veranópolis
Vila Flores

Centro Empresarial Bento Gonçalves – Acesso Rua Avelino Luiz Zat, 95 – Bairro Fenavinho (Parque de Eventos Fundaparque)